Frases e Citações

Frases e citações de Assata Shakur, retiradas de seus escritos.

“Meu nome é Assata Shakur e eu nasci e cresci nos Estados Unidos. Eu sou uma descendente de Africanos que foram sequestrados e trazidos para as Américas como escravos.”

“Antes de voltar à faculdade, eu sabia que eu não queria ser uma intelectual, gastando toda a minha vida em livros e bibliotecas sem saber o que diabos está acontecendo nas ruas. Teoria sem prática é tão incompleta quanto prática sem teoria. Ambas precisam andar juntas.”

Pergunta: E sobre raça e racismo em Cuba?
Assata: Essa é uma grande questão. A revolução aconteceu apenas há cerca de 30 e alguns anos. Seria uma fantasia acreditar que os Cubanos teriam se livrado do racismo por completo nesse curto período. Socialismo não é uma varinha mágica que basta balançar e tudo muda.

“Uma mulher revolucionária não pode ter nenhum homem reacionário.”

“Eu comecei a me enxergar como socialista, mas de jeito algum eu poderia me ver integrando em nenhum do grupos socialistas com os quais tive contato. Eu adorava ouví-los, aprender com eles e debater com eles, mas de forma alguma eu me enxergava tornando-me uma membra. Primeiramente, eu não aguentava as atitudes condescendentes e paternalistas de algumas pessoas brancas desses grupos. Alguns dos membros mais antigos pensavam que porque eles estavam na luta pelo socialismo há muito tempo, eles sabiam todas as respostas para os problemas do povo Negro e todos os aspectos da luta pela Libertação Negra. Eu não me identificava com a ideia de um grande pai branco na terra assim como não me identificava com um grande pai branco no céu. Eu estava disposta e pronta a aprender de tudo que eu podia com eles, mas eu com certeza não estava disposta a aceitá-los como líderes da luta pela Libertação Negra. Alguns poucos achavam que tinham o monopólio sobre Marx e agiam como se os únicos experts sobre socialismo no mundo vieram da Europa. Em muitos casos, eles rebaixavam as contribuições teóricas e práticas de revolucionários do Terceiro Mundo como Fidel Castro, Ho Chi Minh, Augustino Neto e outros líderes de movimentos por libertação do Terceiro Mundo.

Outra coisa que ia contra o que me era natural era a arrogância e o dogmatismo que eu encontrei em alguns desses grupos.

Um membro de um grupo me disse que se eu realmente estava preocupada sobre a libertação do povo Negro, eu deveria largar a escola e arranjar um emprego numa fábrica, que se eu queria me livrar do sistema, eu deveria trabalhar numa fábrica e organizar os trabalhadores. Quando eu perguntei por que ele não estava trabalhando numa fábrica e organizando os trabalhadores, ele me disse que estava ficando na escola para organizar os estudantes. Eu disse que eu estava tentando mobilizar os estudantes também e que eu sentia perfeitamente que os trabalhadores poderiam se organizar por eles próprios sem nenhum universitário fazer isso por eles. Alguns desses grupos vinham com teorias abstratas e intelectuais, totalmente destacadas de aplicações práticas e juravam que tinham as respostas para os problemas do mundo. Eles atacaram os Vietnamitas por participarem nas palestras pela paz em Paris, alegando que negociando, os Vietcongues estavam se vendendo para os eua. Eu acho que eles se sentiram insultados quando eu perguntei como um grupo de garotos brancos gorduchos e fracotes tinham a audácia de pensar que podiam dizer aos Vietnamitas como eles tinham que agir.

Arrogância foi um fator predominante para manter a esquerda branca tão rachada. Eu sentia que ao invés de lutarem juntos por uma causa comum, eles gastavam tempo brigando uns com os outros sobre quem tinha a melhor teoria.”

“Em um país que está tentando negar completamente a imagem do povo Negro, que constantemente nos diz que nós somos nada, que nossa cultura é nada, eu senti e ainda sinto que nós temos que constantemente fazer afirmações positivas sobre nós mesmos. Nosso desejo de ser livre precisa se manifestar em tudo que somos e fazemos. Nós aceitamos muito da imagem negativa do nosso estilo de vida e da nossa cultura e temos que conscientemente agir para nos livrar dessa influência negativa. Talvez em um outro tempo, quando todos forem iguais e livres, não vai importar como as pessoas usam seus cabelos, suas roupas ou seu estilo. Aí não haverá nenhum opressor para imitar ou evitar imitar. Porém, agora eu acredito que é importante para nós parecermos e nos sentirmos homens e mulheres Negras fortes e orgulhosas que estão olhando em direção à África por orientação.”

“Brutalidade policial é uma ocorrência cotidiana nas comunidades. A polícia tem licença efetiva para matar e eles matam: crianças, avós, qualquer pessoa que acham ser inimigo. Eles atiram primeiro e fazem as perguntas depois.”

“Bom, eu talvez seja uma escrava, mas eu irei para o meu túmulo como uma escrava rebelde.”

“Eles nos chamam de ladrões e bandidos. Porém não fomos nós que roubamos milhões de pessoas Negras do continente da África. Foi-nos roubada nossa língua, nossos Deuses, nossa cultura, nossa dignidade humana, nosso trabalho e nossas vidas.”

“Liberdade! Você está me perguntando sobre liberdade. Vou ser honesta com você. Eu sei muito mais sobre o que a liberdade não é do que o que é liberdade porque eu nunca fui livre. Eu só posso compartilhar minha visão do futuro do que é liberdade.”

“Eu nunca realmente entendi exatamente o que é um ‘liberal’, já que ouvi que ‘liberais’ expressam todo tipo de opinião sobre todo tipo de assunto. Pelo que eu posso dizer, você tem a extrema direita, que são fascistas, capitalistas racistas tipo Ronald Reagan, que se expõem e mostram pra você de onde eles veem. E na ponta oposta, você tem a esquerda, que supostamente deve ser comprometida com a justiça, igualdade e direitos humanos. E em algum lugar entre esses dois pontos está o ‘liberal’. Pelo que sei, ‘liberal’ é a palavra mais sem sentido do dicionário. A história me mostrou que desde que um povo classe média branca possa viver cheio de luxos, tirar férias na Europa, enviar suas crianças para escolas privadas e colher os benefícios do privilégio de suas peles brancas, eles são ‘liberais’. Mas quando o tempo fecha e o dinheiro aperta, eles tiram suas máscaras liberais e você pensa que está falando com Hitler. Eles sentem pena dos ditos menos afortunados desde que consigam manter seus privilégios.”

“O povo Negro nunca será livre a não ser que a mulher Negra participe de todos os aspectos da nossa luta, de todos os níveis da nossa luta.”

“Eu declarei guerra aos ricos que prosperam em cima da nossa pobreza, aos políticos que mentem para nós com sorrisos nos rostos e aos robôs sem mente e coração que protegem eles e suas propriedades.”

“Ninguém vai te dar a educação que você precisa para derrotá-los. Ninguém vai lhe ensinar sua verdadeira história, seus verdadeiros heróis, se eles sabem que esse conhecimento irá lhe libertar.”

“Quando negros e negras realmente se organizarem e pegarem em armas para lutar pela nossa libertação, vai ter muito branco caindo morto por nenhuma outra razão que não sua própria culpa e medo.”

“As pessoas se acostumam a qualquer coisa. Quanto menos você pensar sobre a sua opressão, mais sua tolerância à ela aumenta. Depois de um tempo, as pessoas apenas acham que a opressão é o estado normal das coisas. Mas para ser livre, você precisa estar extremamente ciente da sua condição de escravo.”

“Ninguém no mundo, ninguém na história, nunca conseguiu a liberdade apelando para o senso moral do seu opressor.”

Anúncios